SUPORTE | PASSO A PASSO

1. Calma!

Primeiramente mantenha calma, assim será mais fácil explicar o seu problema e auxiliar os técnicos do suporte a acessarem seu computador para resolve-lo.

Como descrever o problema?
O que aconteceu? Isso já ocorreu outras vezes? Apareceu alguma mensagem ou erro? É só no seu computador? Você já utilizou esse programa anteriormente?

Como o usuário pode ajudar o suporte?
Fazendo backup. Sabendo qual computador é o servidor. Lembrando com quem já havia conversado sobre o mesmo problema. Seguindo as dicas que estão abaixo nessa página.

2. Baixe o programa

Baixe um dos programas que utilizamos para acesso remoto clicando em um dos botões abaixo para fazer o download.


Remoto PS AnyDesk Ammy

Esses programas são pequenos e não precisam de instalação. Com eles você conseguirá permitir nosso acesso ao seu computador.
Aconselhamos a você baixar pelo menos um deles nos computadores em que usa o psweb pois serão uteis no futuro quando precisar de suporte.

3. Ligue para a PS

Entre em contato conosco para suporte remoto, tirar dúvidas ou agendar visitas. Nos telefones (51)3226-3923, (51)98118-4046 ou (51)98237-8008

Questões financeiras, 2via de boletos e questões comerciais referentes a interesse, demonstração ou contrato tambem podem ser enviadas para ps2000r@terra.com.br

SUPORTE | DICAS
Backup banco de dados

- Faça sempre BACKUP!

Sem dúvida essa é a dica mais importante, por isso faça sempre o backup do seu banco de dados e tenha sempre uma cópia do seu certificado digital.

O pior cenário possível é quando por algum motivo você fica impedido de utilizar o sistema e acessar seus dados. Isso pode ocorrer por diversos motivos e infelizmente acontece com frequência. O computador do servidor pode dar pane, pegar vírus, algum ransonware (golpe onde hackers criptografam seus dados e pedem resgate) ou até mesmo ser roubado.

Nessas situações nós conseguimos reinstalar e configurar o psweb em outra máquina, porém não temos o principal que é o backup com todos os seus dados (cadastros, financeiro, faturamento). Sem o backup você perde tudo e precisa começar do zero.

- Quando precisa ser feito?

Sempre que possível. O backup salva todos os dados inseridos no sistema até o momento em que é feito, sendo assim quanto mais atualizado melhor. A maioria dos clientes faz ao meio-dia e no final do expediente.

- Como faço Backup?

O backup é responsabilidade do cliente. Oferecemos as ferramentas e configuramos o sistema de forma que o usuário consiga fazê-lo. Se você não sabe como fazer o backup, precisa de ajuda ou não está conseguindo fazê-lo, ligue para o suporte da PS.

#NãoEsqueça

Tenha sempre uma cópia do backup em um pendrive ou outro computador. É melhor previnir do que remediar.

Tenha sempre uma cópia do seu certificado digital A1 guardada em um local seguro. Em caso de perda do arquivo, se não tiver um cópia a única solução é comprar um certificado novo.

SUPORTE | DICAS
Certificado Digital

Certificado Digital A1 (Arquivo)

O certificado digital é o que comprova que os documentos eletronicos realmente pertencem ao cnpj que esta os emitindo. Utilizamos o modelo de certificado do tipo A1 que nada mais é do que um arquivo com validade de 1 ano e que pode ser copiado e instalado em diversos computadores, até mesmo em outras filiais.Ele permite uma comunicação mais eficiente com o sefaz o que torna o processo de autorização de documentos e eventos muito mais rápido.

Fique atento!

Planeje a renovação com antecedência pois não haverá como autorizar os documentos eletronicos sem ter um certificado válido. O processo de compra, renovação e instalação costuma demorar de 2 a 3 dias. Se você precisa de ajuda para saber como conferir a validade ou outro problema relacionado ao certificado ligue para PS.

SUPORTE | ERRO
Falha na comunicação SOAP

Falha na comunicação SOAP

Durante os processos de autorização, cancelamento, consulta e inutilização dos documentos eletronicos em que existem trocas de informações com os servidores da SEFAZ podem ocorrer falhas na comunicação SOAP. Esse erro é bastante comum e acontece quando o sistema não consegue realizar essa troca de informações por um dos motivos citados abaixo.

#Não Esqueça!

Os documentos eletronicos emitidos durante esse período, ainda que faturados no sistema, ficarão pendentes de autorização. Quando a situação dos servidores voltar a normalidade será necessário ir no PSWEB, em Faturamento » Nota Eletrônica, pesquisar os documentos que estão como "não enviados" e autorizá-los.

1. Conexão com a Internet

Você esta sem internet no servidor ou a velocidade da conexão está muito lenta.

Lembramos que o servidor é quem de fato precisa ter acesso a internet, pois é somente ele que envia os dados para a SEFAZ. Muitas vezes a internet pode oscilar falhando por alguns momentos ou minutos e logo voltar ao normal sem ser necessário nenhum reparo.

O que posso fazer?

Vá até o servidor e tente abrir algum site no navegador para verificar se irá acessar normalmente.

Pode estar ocorrendo alguma oscilação na internet, aguarde alguns minutos e tente novamente autorizar os documentos.

Caso os outros computadores estejam acessando a internet normalmente, reinicie o servidor.

Caso todos os computadores estejam sem internet tente verificar com a sua operadora/provedora de internet ou com a pessoa responsável pela infraestrutura de rede da sua empresa.

2. Certificado Digital

Seu certificado digital A1 está vencido ou o arquivo inacessível.

O certificado digital tem validade de 1 ANO, ele é a assinatura digital da sua empresa e obrigatório para autenticação dos documentos eletronicos. Mantemos o arquivo do mesmo em uma pasta especifica configurada no sistema durante a implantação.

Como verificar a validade?

No menu do PSWEB vá em Faturamento » Nota Eletrônica » Parâmetros NFe. Na tela seguinte clique no lápis na linha da filial que você quer verificar o certificado. Na outra tela clique no botão [Teste Certificado]. Irão aparecer informações sobre o certificado, a última delas é a data de vencimento da validade.

O que posso fazer?

Caso tenha renovado o seu certificado recentemente ligue para o suporte para que verifiquem se o sistema ja esta utilizando o certificado mais atual.


Tente recordar ou questione seus colegas se alguem mexeu nas pastas de arquivos das notas eletrônicas.

3. Sefaz fora do ar?

Os servidores do SEFAZ estão fora do ar ou demorando para responder.

Consulte se os servidores estão ativos e a disponibilidade deles agora clicando no botão abaixo.

Disponibilidade servidores

No Rio Grande do Sul são utilizados RS, SVRS, SVC-RS se algum deles estiver com os indicadores diferentes de verde ou o tempo médio maior do que 1 podem estar fora do ar ou ocorrendo oscilações.

O que posso fazer?

Tentar novamente. O mais comum é que tenha ocorrido uma simples oscilação que coincidiu com o momento da autorização.

AGUARDAR. Geralmente quando ocorrem instabilidades nos servidores com paradas mais longas elas costumam durar de 10 a 30 minutos.

Pode acontecer de o problema ocorrer em apenas alguns serviços.

PS Consultoria e Informática

Somos uma empresa com mais de trinta anos de mercado e atuamos no segmento de informática nas áreas de assessoria e desenvolvimento sempre conectados às soluções mais ágeis, inteligentes, simplificadas e de menor custo que farão a sua empresa impor-se à concorrência.

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